EUA devem ter registrado forte criação de vagas de trabalho em janeiro

Publicado em 03/02/2023 08:23

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A abertura de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente permaneceu forte em janeiro em meio a um mercado de trabalho resiliente, mas uma desaceleração adicional prevista nos ganhos salariais deve dar ao Federal Reserve algum conforto em sua batalha contra a inflação.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho, que será divulgado nesta sexta-feira, também deverá mostrar que a taxa de desemprego subu para 3,6% no mês passado, contra uma mínima de mais de 50 anos de 3,5% em dezembro.

Isso permitirá ao banco central dos EUA, focado na inflação salarial, manter um ritmo moderado de aumento dos juros e reduzir o risco de uma recessão este ano.

O chair do Fed Jerome Powell disse a repórteres na quarta-feira que "a economia pode voltar a uma inflação de 2% sem uma retração realmente significativa ou um aumento realmente grande do desemprego". Com os salários se moderando e a tendência de inflação mais baixa, os economistas estão cada vez mais concordando com esse sentimento.

O levantamento deve mostrar abertura de 185.000 postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, após 223.000 em dezembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas.

A média de ganhos por hora está deve ter subido 0,3% após um ganho semelhante em dezembro. Isso reduziria o aumento anual dos salários para 4,3%, de 4,6% em dezembro.

Mas grandes incertezas rondam os dados, e as estimativas variavam de 125.000 a 305.000 vagas de trabalho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined