Minério de ferro atinge mínima de 2 semanas conforme rali na China perde força

Publicado em 02/02/2023 08:32

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram para uma mínima de duas semanas nesta quinta-feira, com os traders reavaliando as perspectivas de demanda na China, importante consumidora do produto, apesar das expectativas de mais estímulos para apoiar a recuperação econômica do país.

Os preços do minério de ferro e do aço na China atingiram máximas de vários meses em janeiro, com os mercados se recuperando desde o início de novembro devido ao aumento das políticas de apoio de Pequim ao setor imobiliário em dificuldades e ao desmantelamento das rígidas restrições da Covid-19.

O ingrediente siderúrgico subiu mais de 9% este ano na Bolsa de Cingapura, enquanto as referências do aço na China, maior produtora mundial do material usado na construção e manufatura, também registraram ganhos mensais desde novembro.

Os preços do aço estão "agindo fortemente sob o suporte do custo e das expectativas positivas", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Mas analistas disseram que o suporte do lado da demanda para o minério de ferro precisa ser comprovado.

As importações e exportações da China estão enfrentando um ambiente "extremamente severo" devido aos riscos crescentes de uma recessão global e à desaceleração da demanda externa, disse uma autoridade do governo nesta quinta-feira.

O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o comércio diurno com queda de 3,3%, a 841,50 iuanes (125,29 dólares) a tonelada. Mais cedo, atingiu 839 iuanes, o valor mais fraco desde 18 de janeiro.

O contrato de referência do minério de ferro em Cingapura caiu até 3,8%, para 121,20 dólares a tonelada.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined