Esboço de acordo da OMS pressiona por equidade para evitar novo "fracasso" após Covid-19

Publicado em 01/02/2023 16:00

Por Jennifer Rigby e Gabrielle Tétrault-Farber

LONDRES/GENEBRA (Reuters) - Os governos podem ter que reservar medicamentos e vacinas para a Organização Mundial da Saúde (OMS) distribuir nos países mais pobres para evitar a repetição da "falha catastrófica" durante a pandemia da Covid-19, de acordo com um esboço inicial de um acordo pandêmico global.

Uma das propostas mais concretas do esboço do acordo analisado pela Reuters nesta quarta-feira inclui uma medida para reservar 20% de quaisquer testes, vacinas ou tratamentos desenvolvidos para uso em países mais pobres.

O esboço também parece destinado a continuar um debate de longa data, pedindo a renúncia aos direitos de propriedade intelectual durante as pandemias, o que os defensores dizem que permitiria um acesso mais amplo a medicamentos e vacinas que salvam vidas mais rapidamente.

A indústria farmacêutica é contra a medida.

O esboço também mantém disposições anteriores que poderiam fazer com que as empresas farmacêuticas divulgassem detalhes de quaisquer contratos públicos para vacinas e tratamentos durante essas emergências globais de saúde.

O acordo, comumente conhecido como tratado pandêmico, foi elaborado pelos Estados-membros da OMS e agora passará por um longo processo de negociação antes de ser finalizado.

As negociações sobre o esboço do tratado começarão em 27 de fevereiro e devem continuar até 2024. Os Estados-membros concordaram que o tratado será juridicamente vinculante para aqueles que o assinarem, mas ainda não está claro como isso será aplicado.

"É uma chance única em uma geração de fazer uma mudança de paradigma na proteção e melhoria da saúde da população mundial", disse Fadela Chaib, porta-voz da OMS, sobre o acordo.

O rascunho começa dizendo que está sendo elaborado "em reconhecimento ao fracasso catastrófico da comunidade internacional em mostrar solidariedade e equidade em resposta à pandemia da doença de coronavírus (Covid-19)".

(Reportagem de Jennifer Rigby e Gabrielle Tétrault-Farber)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined