Wall Street recua antes de decisão do Fed; AMD impulsiona fabricantes de chips

Publicado em 01/02/2023 13:51

Por Johann M Cherian e Shreyashi Sanyal

(Reuters) - Os índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, antes da decisão do Federal Reserve sobre sua taxa de juros, enquanto uma perspectiva otimista da Advanced Micro Devices estimulava as fabricantes de chips.

Há ampla expectativa de que o banco central dos Estados Unidos elevará sua meta de taxa de juros em 0,25 ponto percentual em sua primeira reunião de política monetária do ano, após rápidos aumentos em 2022 para domar a inflação mais alta em décadas.

Os investidores também analisarão a coletiva de imprensa do chair do Fed, Jerome Powell, em busca de pistas sobre a trajetória de futuros aumentos de juros.

Os mercados monetários estão apostando em mais um aumento de 0,25 ponto percentual em março e em uma taxa terminal de 4,9% em junho.

"O consenso é que o Fed vai falar de forma muito agressiva hoje, embora esteja entregando apenas 25 pontos-base", disse Thomas Hayes, presidente do conselho da empresa de investimentos Great Hill Capital.

Leituras recentes indicaram que a inflação está diminuindo, com o Fed também analisando dados que determinam a resiliência do mercado de trabalho e o ritmo de crescimento dos salários.

O Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou nesta quarta-feira que foram criados menos empregos do que o esperado em janeiro no setor privado dos EUA, enquanto outro dado mostrou que as vagas disponíveis aumentaram inesperadamente em dezembro.

As leituras vieram antes do relatório abrangente do Departamento do Trabalho norte-americano sobre a criação de empregos fora do setor agrícola em janeiro, que será divulgado na sexta-feira.

A Advanced Micro Devices Inc saltava 7,1% neste pregão, depois de a fabricante de chips dizer que espera que seus negócios melhorem no segundo semestre do ano, sustentando o índice Philadelphia de Semicondutores, que subia 2,1%.

Por volta de 13h12 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,97%, a 33.755,45 pontos. O S&P 500 cedia 0,48%, a 4.057,09 pontos, enquanto o Nasdaq perdia 0,45%, a 11.531,90 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre