Gastos com construção nos EUA têm queda inesperada em dezembro
WASHINGTON (Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram inesperadamente em dezembro, conforme o investimento na construção de residências unifamiliares continuou a recuar em meio a taxas de hipoteca mais altas.
O Departamento de Comércio norte-americano disse nesta quarta-feira que os gastos com construção caíram 0,4% em dezembro. Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos com construção permaneceriam inalterados.
Os gastos com construção aumentaram 7,7% na comparação anual em novembro, e saltaram 10,2% em 2022.
Os gastos com projetos de construção privados diminuíram 0,4%. O investimento em construção residencial caiu 0,3%, com os gastos em projetos de moradias unifamiliares cedendo 2,3%. Os gastos com empreendimentos habitacionais multifamiliares aumentaram 3,2%, impulsionados pela forte demanda por moradias para aluguel.
O ciclo mais rápido de aumento da taxa de juros do Federal Reserve desde a década de 1980 levou o setor imobiliário à recessão. O investimento residencial sofreu seu sétimo declínio trimestral consecutivo no quarto trimestre, na sequência mais longa desde o colapso da bolha imobiliária que desencadeou a Grande Recessão de 2007-2009.
(Por Lucia Mutikani)