Kremlin elogia oferta de recompensa por destruir tanques ocidentais na Ucrânia
MOSCOU (Reuters) - O Kremlin saudou nesta quarta-feira a oferta de uma empresa russa de "pagamentos de recompensa" para soldados que destruírem tanques de fabricação ocidental no campo de batalha da Ucrânia, dizendo que isso estimulará as forças russas à vitória.
A empresa russa Fores ofereceu esta semana 5 milhões de rublos (72.000 dólares) em dinheiro aos primeiros soldados que destruírem ou capturarem tanques Abrams fabricados nos EUA ou os alemães Leopard 2 na Ucrânia.
Nesta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as tropas russas "queimariam" qualquer tanque ocidental que fosse entregue na Ucrânia, acrescentando que as recompensas são um incentivo extra para os soldados russos.
"Isso atesta a unidade e o desejo de todos de contribuir da melhor maneira possível, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, para alcançar os objetivos da operação militar especial", disse Peskov a repórteres.
"Quanto a esses tanques, já dissemos que vão queimar. Com esses incentivos, acho que haverá ainda mais entusiastas."
Os tanques de fabricação ocidental --muito mais avançados do que qualquer um usado pela Ucrânia ou pela Rússia no conflito até agora-- provavelmente demorarão meses para chegar às linhas de frente no leste e no sul da Ucrânia.
(Reportagem da Reuters)