Presidente da China promete ajudar consumidores a gastar "sem preocupações"

Publicado em 01/02/2023 11:40

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, elaborou planos para reativar o consumo e reafirmou a ambição de acelerar a corrida do país rumo à independência tecnológica, dois dos maiores desafios enfrentados pela segunda maior economia do mundo.

A China estabelecerá um mecanismo de longo prazo para impulsionar o consumo, para que os consumidores tenham uma renda estável e possam gastar "sem preocupações", disse Xi segundo a mídia estatal nesta quarta-feira.

A China deve implementar de forma resoluta um plano estratégico para impulsionar a demanda doméstica, junto com esforços para promover reformas do lado da oferta, disse Xi segundo a mídia estatal em uma sessão de estudo do Politburo, órgão de tomada de decisões do Partido Comunista.

"Vamos estabelecer e melhorar um mecanismo de longo prazo para expandir o consumo dos residentes, para que os residentes possam consumir com renda estável, ousar gastar sem preocupações com o futuro e ter um forte desejo de gastar em um bom ambiente de consumo", disse Xi.

A China também se esforçará para ser uma líder global em inovações científicas e tecnológicas importantes para alcançar a autossuficiência tecnológica e resolver o problema dos "controles" estrangeiros, disse Xi.

Xi e outros líderes chineses prometeram fortalecer o sistema estatal para alcançar avanços nas principais tecnologias, em meio às tensões com os Estados Unidos.

Enquanto isso, a China melhorará seu mecanismo de investimento, avançará na construção de novas infraestruturas, expandirá o investimento em indústrias de alta tecnologia e indústrias emergentes estratégicas, disse Xi.

(Reportagem da redação de Pequim e Kevin Yao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined