Caterpillar tem lucro menor pressionado por custo maior e efeito cambial

Publicado em 31/01/2023 13:46

Por Aishwarya Nair

BENGALURU, Índia (Reuters) - A Caterpillar divulgou nesta terça-feira queda de 29% no lucro do quarto trimestre, citando custos de fabricação mais altos e efeitos cambiais que pesaram nas margens da líder industrial.

A fabricante de maquinário para movimentação de terra tem uma forte carteira de pedidos, mas, como pares, continua enfrentando restrições de fornecimento que aumentaram os custos das matérias-primas e restringiram a produção.

A empresa sediada no Texas observou que o lucro também foi atingido por um encargo de 925 milhões de dólares relacionados a "impairment do ágio" e custos de reestruturação que corroeram as margens.

As taxas de câmbio impactaram negativamente as vendas da divisão de máquinas, energia e transporte da Caterpillar, com o dólar forte tornando os produtos menos competitivos no exterior.

Um dólar forte também prejudica as multinacionais que precisam converter os lucros estrangeiros de volta para a moeda dos EUA.

As vendas e receitas da Caterpillar no trimestre aumentaram 20%, para 16,6 bilhões de dólares, apesar das vendas mais fracas na região da Ásia-Pacífico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil registra déficit em conta corrente de US$4 bi em junho, diz BC
Confiança do consumidor brasileiro registra segunda alta consecutiva em julho, mostra FGV
Ações da China caem por preocupações econômicas e empréstimos do BC a taxas mais baixas
Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes