Até novembro, a taxa anual da economia paulista avançou 2,9%

Publicado em 31/01/2023 10:47
O PIB paulista obteve queda de 0,8, em novembro; projeção para 2023 é de crescimento médio de 1,6%

De acordo com a Fundação Seade, até novembro, a taxa anual do Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo avançou 2,9%, com crescimento em todos os setores: serviços (3,8%), indústria (0,5%) e agropecuária (1,6%).

Em novembro, a economia paulista resultou em queda de 0,8%, já descontados os efeitos sazonais, com decréscimos nos setores da indústria (-0,6%) e serviços (-0,3%) e crescimento na agropecuária (1,1%). De acordo com o gerente da área de economia da Fundação Seade Vagner Bessa “ o recuo mensal ocorreu devido, principalmente, aos resultados negativos do comércio (-1,1%) e dos transportes (-1,0%)”.

Na comparação com novembro de 2021, houve expansão de 3,3% da economia, com acréscimos de 5,3% na indústria e 3,6% nos serviços, já a agropecuária registrou queda de 3,5%. Para o diretor executivo da Fundação Seade Bruno Caetano “ a economia paulista vem apresentando bons resultados, especialmente, nos serviços com destaque para os de alojamento e alimentação e de informação e comunicação”.

Com base nesses dados, a Fundação Seade projetou para 2023 as seguintes taxas de crescimento do PIB paulista: mínima de 1,1%, média de 1,6% e máxima de 2,3%, confirmando a perspectiva de acomodação do crescimento em patamares inferiores aos de 2022.

Em dezembro de 2022, o PIB+30 paulista avançou 0,5%, e manteve-se em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia. Na comparação com dezembro de 2021, o PIB+30 avançou 2,9%.

Fonte: Seade

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined