China manterá iuan estável, diz premiê segundo mídia estatal
PEQUIM (Reuters) - A China manterá o iuan basicamente estável, o que será vital para a estabilidade econômica e financeira do país, disse o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, segundo mídia estatal nesta terça-feira.
A China vai manter suas operações econômicas dentro de uma faixa razoável, disse Li durante uma visita na segunda-feira ao Banco do Povo da China e à Administração Estatal de Câmbio.
O Fundo Monetário Internacional elevou nesta terça-feira a perspectiva de crescimento da China para 2023, para 5,2%, de 4,4% na previsão de outubro, depois que as restrições rígidas contra a Covid-19 em 2022 reduziram a taxa de crescimento da China para 3%, um ritmo abaixo da média global pela primeira vez em mais de 40 anos.
A China manteve suas reservas cambiais acima de 3 trilhões de dólares, apesar dos choques externos nos últimos anos, refletindo a confiança internacional na China, disse Li.
"A estabilidade da taxa de câmbio está relacionada à estabilidade geral da economia e das finanças", afirmou.
O iuan se recuperou este mês depois de cair 7,9% em relação ao dólar em 2022, sua maior queda anual desde 1994.
As reservas cambiais da China, as maiores do mundo, subiram 11 bilhões de dólares para 3,128 trilhões de dólares em dezembro.
Manter a estabilidade financeira será uma tarefa difícil, disse Li.