GM tem lucro maior no trimestre e espera resultado melhor em 2023

Publicado em 31/01/2023 10:22

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors teve lucro líquido trimestral mais alto para o quarto trimestre e previu ganhos mais fortes do que o esperado em 2023, o que fazia suas ações subirem mais de 5% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira.

A montadora espera que suas principais operações automotivas tenham um desempenho consistentemente forte em 2023, com lucro líquido anual atribuível aos acionistas de 8,7 bilhões a 10,1 bilhões de dólares, lucro operacional ajustado de 10,5 bilhões a 12,5 bilhões e lucro diluído e ajustado por ação de 6 a 7 dólares. Analistas esperavam 5,73 por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

No ano inteiro, o lucro da GM caiu de 10 bilhões para 9,9 bilhões de dólares em 2022. O lucro antes de juros e impostos (Ebit) foi recorde, de 14,5 bilhões de dólares, ligeiramente acima dos 14,3 bilhões do ano anterior.

A empresa espera um fluxo de caixa automotivo livre ajustado de 5 bilhões a 7 bilhões de dólares em 2023, com caixa automotivo líquido de atividades operacionais de 16 bilhões a 20 bilhões de dólares.

No quarto trimestre, a GM teve lucro de 2 bilhões de dólares, acima dos 1,7 bilhão do ano anterior. O Ebit foi de 3,8 bilhões de dólares, avançando sobre os 2,8 bilhões do ano anterior, já que os preços mais altos dos veículos e o aumento do volume de vendas na América do Norte mais do que compensaram custos mais altos.

O preço médio de venda de veículos da GM na América do Norte atingiu um recorde de 51 mil dólares em 2022, já que a empresa se concentrou na produção em veículos mais caros e com margens mais altas.

O lucro ajustado diluído por ação de 2,12 dólares no trimestre ficou acima do 1,99 dólares do mesmo período do ano anterior e mais alto que o 1,69 dólar esperado pelo mercado.

A GM vai investir entre 11 bilhões e 13 bilhões de dólares este ano ante 9 bilhões em 2022.

A empresa espera que a receita com veículos elétricos chegue a 50 bilhões de dólares em 2025 – cerca de 22% do faturamento total – com margens antes dos impostos de um dígito baixo a médio.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined