Minério de ferro cai com traders de olho na demanda da China

Publicado em 31/01/2023 08:37

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta terça-feira, com o preço de referência na bolsa de Dalian recuando da máxima do contrato da sessão anterior, à medida que traders avaliavam a demanda na China, maior produtora mundial de aço, e monitoravam riscos regulatórios.

O ingrediente siderúrgico, no entanto, estava a caminho de um ganho mensal de 2% na Dalian Commodity Exchange. Já na Bolsa de Cingapura, o contrato subiu 11% este mês, em um rali impulsionado por melhores perspectivas de demanda depois que a China desmantelou as restrições rígidas da Covid.

A chamada reabertura da China também impulsionou os preços spot do minério de ferro ferro, com o material com teor de 62% subindo acima de 130 dólares a tonelada na segunda-feira, o maior nível desde junho, mostraram dados da consultoria SteelHome. Nesta terça-feira, o contrato fechou a 129,5 dólares.

O minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de Dalian encerrou o comércio diurno desta terça-feira com queda de 1,3%, a 866 iuanes (128,25 dólares) a tonelada.

Em Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para março caiu 0,7% para 127,25 dólares a tonelada.

"Os preços do minério de ferro podem permanecer dentro da faixa quando as siderúrgicas retomarem a produção após o intervalo do CNY (Ano Novo Lunar)", disse a consultoria Mysteel em sua última perspectiva semanal.

Os estoques dos portos de minério de ferro na China provavelmente também se acumularam após o feriado de uma semana, disse.

As preocupações com intervenção regulatória, já que a China alertou contra a especulação excessiva do mercado, também foram vistas reduzindo os preços do minério de ferro.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined