Projeto especifica agricultores beneficiados com subsídios no Programa Casa Verde e Amarela

Publicado em 30/01/2023 16:05
Para deputado, a ausência de especificação na lei que criou o programa pode prejudicar comunidades em situação vulnerável

O Projeto de Lei 2979/22, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), esclarece os agricultores que podem ser beneficiados com subsídios federais no Programa Casa Verde e Amarela, programa habitacional que substituiu o Minha Casa Minha Vida. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, o programa beneficiará os trabalhadores rurais e os agricultores familiares, sendo que estes incluem o público abrangido pela Lei da Agricultura Familiar (assentados, quilombolas, indígenas e extrativistas, entre outros).

A proposta altera a lei que criou o programa habitacional (Lei 14.118/21), que hoje prevê como público rural os “agricultores e trabalhadores rurais”, sem esclarecer as categorias de agricultores beneficiadas. Para o deputado Gaguim, essa ausência de especificação pode prejudicar comunidades em situação vulnerável.

“Entendemos não só ser primordial especificar o público a ser atendido pelo Programa Casa Verde e Amarela, mas também incluir nesse público alvo os que se encontram em condições mais vulneráveis, entre os quais se encontram os povos indígenas e os povos e comunidades tradicionais”, disse.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined