Putin discute reivindicação russa sobre área do fundo do oceano Ártico

Publicado em 27/01/2023 13:45

MOSCOU (Reuters) - O presidente Vladimir Putin conversou nesta sexta-feira com autoridades de segurança de alto escalão sobre a situação dos esforços da Rússia para expandir legalmente os limites externos de sua plataforma continental no Oceano Ártico.

Em 2021 a Rússia apresentou uma proposta à Organização das Nações Unidas buscando redefinir sua plataforma continental, que se acredita conter vastos reservatórios inexplorados de petróleo e gás. Moscou disse na época que queria muito mais do fundo marinho do Ártico, uma medida que tem implicações para o Canadá e a Dinamarca, que têm suas próprias reivindicações.

Uma plataforma continental é definida pela lei internacional como uma área de águas tipicamente rasas na fronteira com a costa de um país que é considerada uma extensão de seu território, permitindo que o país explore seus recursos naturais.

"Temos várias questões importantes hoje, colegas, relativas tanto à agenda doméstica quanto à questão do limite externo da plataforma continental da Rússia no Oceano Ártico. Vamos trabalhar", disse Putin, segundo o site do Kremlin.

O Kremlin não forneceu imediatamente mais detalhes sobre a reunião, que contou com a presença de várias autoridades de alto escalão, incluindo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e Sergei Naryshkin, chefe da inteligência externa.

Os vizinhos da Rússia no Ártico estão cada vez mais preocupados com as ambições de Moscou na região estrategicamente importante desde que o país enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Os Estados-membros da Otan têm intensificado os exercícios militares no Ártico nos últimos anos, à medida que a Rússia expande e renova sua infraestrutura militar na região.

(Reportagem de Caleb Davis e Vladimir Soldatkin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined