Rússia diz que nova embaixadora dos EUA não conseguirá melhorar relações

Publicado em 27/01/2023 10:54

(Reuters) - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira que Lynne Tracy, a nova embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, não melhorará os laços entre os dois países por causa do que ela chamou de "guerra híbrida" em curso de Washington contra a Rússia.

A nomeação da embaixadora ocorre em um momento em que as relações entre a Rússia e os EUA permanecem em mínimas históricas por conta da guerra de Moscou na Ucrânia.

Zakharova disse que o espaço de manobra de Tracy seria limitado devido ao que ela disse ser um forte sentimento bipartidário anti-russo nos Estados Unidos.

Ela afirmou acreditar que seria um progresso se as relações EUA-Rússia não piorassem ainda mais, mas disse que a Rússia não acredita que seja possível evitar uma maior deterioração.

Na semana passada, o Kremlin rejeitou a ideia de que Washington e Moscou poderiam mudar seu relacionamento na metade do mandato do presidente dos EUA, Joe Biden, acrescentando que "não há esperança" de melhora no futuro próximo.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Insegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo relatório da ONU
Consumo nos Lares Brasileiros encerra primeiro semestre em alta de 2,29%, aponta ABRAS
Wall Street opera misto enquanto investidores avaliam dados do PIB após perdas em tecnologia
Arrecadação federal fica acima do esperado em junho e tem alta real de 11,02%
IPCA-15 foi de 0,30% em julho
IPCA-15 sobe mais que o esperado em julho e taxa em 12 meses fica perto do teto da meta