Lula confirma que Brasil e Argentina estudam moeda comum para transações entre países
Por Lisandra Paraguassu
BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira, em entrevista conjunta com o presidente argentino, Alberto Fernández, que os governos do Brasil e da Argentina estudam a criação de uma moeda comum para ser usada nas transações entre os dois países de forma a reduzir a dependência do dólar.
"Que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moda comum a ser construída com muito debate e muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer", disse Lula a jornalistas após encontro com Fernández em Buenos Aires.
"Se dependesse de mim a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos nossos países para que não precise depender do dólar", acrescentou.
Lula defendeu ainda que se estude a criação de moedas únicas para as transações entre os países do Mercosul e também do Brics.
O presidente ainda afirmou que o BNDES poderá fornecer financiamento para um projeto que leve gás argentino do campo de Vaca Muerta para o Brasil.