Lula confirma que Brasil e Argentina estudam moeda comum para transações entre países

Publicado em 23/01/2023 14:01

Por Lisandra Paraguassu

BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira, em entrevista conjunta com o presidente argentino, Alberto Fernández, que os governos do Brasil e da Argentina estudam a criação de uma moeda comum para ser usada nas transações entre os dois países de forma a reduzir a dependência do dólar.

"Que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moda comum a ser construída com muito debate e muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer", disse Lula a jornalistas após encontro com Fernández em Buenos Aires.

"Se dependesse de mim a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos nossos países para que não precise depender do dólar", acrescentou.

Lula defendeu ainda que se estude a criação de moedas únicas para as transações entre os países do Mercosul e também do Brics.

O presidente ainda afirmou que o BNDES poderá fornecer financiamento para um projeto que leve gás argentino do campo de Vaca Muerta para o Brasil.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined