Democratas e republicanos preparam plano para evitar crise do teto da dívida

Publicado em 23/01/2023 08:07

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - Um grupo de parlamentares bipartidário dos Estados Unidos está preparando um plano para neutralizar uma crise iminente sobre o teto da dívida do país, alterando-a de um valor fixo em dólares para uma porcentagem do Produto Interno Bruto, disse o principal republicano do grupo neste domingo.

A proposta substituiria o teto da dívida federal de Washington --atualmente fixado em 31,4 trilhões de dólares-- por uma regra que limitaria a dívida a uma parcela do PIB, disse o deputado Brian Fitzpatrick, copresidente republicano da bancada moderada Problem Solvers Caucus.

Em entrevista à Fox News no domingo, junto ao co-presidente Democrata dos Problem Solvers, Josh Gottheimer, Fitzpatrick disse que o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy, assumirá a liderança nas negociações com a Casa Branca sobre o teto da dívida. Mas ele e Gottheimer estavam "colocando carne" no esqueleto de sua proposta para ajudar a evitar uma crise.

"Vamos apenas oferecer... uma possível solução para construir pontes", disse Fitzpatrick.

Na quinta-feira, o governo dos EUA chegou perto de seu limite legal de empréstimos. O Departamento do Tesouro alertou que suas medidas extraordinárias de gestão de caixa só poderiam permitir que o governo pagasse todas as suas contas até o início de junho, momento em que o país poderia correr o risco de não cumprir suas obrigações, inclusive sobre seus títulos de dívida.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined