Quanto mais cedo Ucrânia aceitar nossas demandas, mais cedo o conflito terminará, diz Kremlin

Publicado em 19/01/2023 10:39

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta quinta-feira que quanto mais cedo a Ucrânia aceitar as exigências da Rússia, mais cedo o conflito poderá terminar.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia alcançará seus objetivos "de uma forma ou de outra" e que seria melhor para Kiev aceitar a posição russa e se concentrar nas negociações.

Moscou disse que está lutando para "desnazificar" a Ucrânia e proteger os falantes de russo no leste do país. Kiev e o Ocidente rejeitam essas reivindicações como um pretexto infundado para uma apropriação de terras em estilo colonial por Moscou.

"Quanto mais cedo o regime ucraniano mostrar sua prontidão para atender às demandas da Rússia, que serão alcançadas de uma forma ou de outra, mais cedo tudo terminará e mais cedo o povo ucraniano poderá começar a se recuperar após esta tragédia, iniciada pelo regime em Kiev", disse Peskov a repórteres.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, delineou um plano de paz de 10 pontos para uma solução para o conflito, começando com a remoção das tropas russas das partes ocupadas da Ucrânia.

A Rússia disse que está aberta para negociações, mas não delineou publicamente os detalhes de sua posição ou o que está buscando de Kiev para encerrar as hostilidades.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
undefined