Dólar cai com efeito externo e definição do salário mínimo no radar

Publicado em 18/01/2023 10:29

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista exibia leve recuo ante o real nesta quarta-feira, ajudado por enfraquecimento da moeda norte-americana no exterior, enquanto, na cena doméstica, agentes financeiros aguardavam definições sobre o valor do salário mínimo em 2023.

Às 10:21 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,15%, a 5,0972 reais na venda, já tendo devolvido parte da queda vista na abertura.

Na B3, às 10:21 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,11%, a 5,1085 reais.

O movimento acompanhava as perdas do dólar frente às principais moedas fortes, com investidores atentos a uma bateria de indicadores econômicos dos Estados Unidos nesta manhã, incluindo preços ao produtor, vendas no varejo e produção industrial.

O dólar caía ao redor de 0,30% frente a uma cesta de moedas fortes.

A divisa norte-americana também se enfraquecia contra a maioria das moedas emergentes.

Sinalizações de algum alívio na inflação dos EUA enfraqueceram a moeda norte-americana no início de 2023, uma vez que consolidou apostas de redução no ritmo do aperto monetário pelo Federal Reserve, o que tende a reduzir a atratividade da divisa. Agentes financeiros devem buscar por mais detalhes sobre a trajetória de juros em declarações de membros do Fed nesta quarta-feira.

"Investidores seguem na expectativa de sinalizações a respeito da política monetária do país (EUA)", disse a equipe da XP, em relatório.

A divulgação do Livro Bege, uma sondagem da saúde da economia realizada pelo Fed, também está na agenda.

Além disso, o iene ganhava as atenções, operando em queda ante o dólar após decisão do Banco Central do Japão de manter inalterada a política monetária ter decepcionado alguns investidores.

"Investidores estão interpretando a decisão como uma nova sinalização de que a política monetária nos países desenvolvidos não vai ter que ser tão apertada para controlar a inflação", disse à Reuters o estrategista-chefe do Banco Mizuho no Brasil, Luciano Rostagno.

Localmente, as atenções estão voltadas para a discussão do salário mínimo. No início da semana, notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia elevar o valor deste ano para acima dos 1.320 reais prometidos pelo governo ajudou na alta do dólar. Agentes financeiros mostraram preocupação com a medida devido a seu potencial impacto nas contas públicas, já que o salário mínimo serve de indexador para outras despesas, como de aposentadoria.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na noite da véspera que o governo vai definir o valor do salário mínimo deste ano a partir de uma negociação com as centrais sindicais. Lula tem uma reunião marcada para 11h com essas entidades.

Em comunicado divulgado pelas centrais sindicais com suas prioridades para a reunião, consta "instituir política de valorização do salário mínimo". As entidades pedem um valor de 1.343 reais em 2023.

O Ministério da Fazenda reiterou no início da semana uma posição favorável aos 1.302 reais, como proposto pelo governo anterior e que já está em vigor. Na terça-feira, Haddad indicou que a viabilidade de um valor maior dependerá do cálculo do número de beneficiários do INSS. O ministro está em Davos para o Fórum Econômico Mundial.

"Se decidirem por elevar novamente o valor do salário mínimo, mesmo que para os 1.320 reais, o mercado tende a ter uma reação negativa, porque vai indicar a ala política do governo se sobrepondo à equipe econômica", afirmou Rostagno.

Com o desempenho nesta quarta-feira, o dólar estendia as perdas da véspera ante o real, quando declarações de Haddad sobre reforma tributária e pauta fiscal, assim como cenário externo favorável, levaram à queda de 0,85%, a 5,1048 reais na venda.

A entrada de recursos vindos do exterior é outro fator que vem sendo mencionado por operadores como favorável à divisa brasileira.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de fevereiro de 2023.

(Por André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila pouco, mas segue acima de R$5,80 com cautela antes de pacote fiscal
Minério de ferro avança com produção de aço mais forte superando dados fracos da China
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
undefined