Produção da Petrobras bate meta em 2022, mas cai 2,6% ante ano anterior

Publicado em 18/01/2023 07:34 e atualizado em 18/01/2023 08:34

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras bateu a sua meta de produção para 2022 com volume médio de 2,154 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), mas o montante ficou 2,6% abaixo do produzido no ano anterior, segundo dados publicados pela petroleira estatal nesta terça-feira.

O objetivo da empresa era produzir 2,1 milhões de bpd no ano passado, podendo variar em 4% para cima ou para baixo. O volume ficou 2,6% acima do centro da meta, destacou a companhia.

Em 2021, a empresa havia produzido média de 2,211 milhões de bpd.

Somando a produção de petróleo e gás natural em 2022, a companhia produziu média de 2,684 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), batendo também a meta de 2,6 milhões de boed para o período, que poderia variar em 4% para cima ou para baixo.

A produção comercial, por sua vez, alcançou 2,361 milhões de boed, 2,7% acima da meta de 2,3 milhões de boed e também dentro da faixa de variação de 4% para cima ou para baixo, informou a empresa.

Dentre os destaques do ano passado, a companhia destacou o início da produção da plataforma Guanabara, no campo de Mero, em abril, e da P-71, no campo de Itapu, em dezembro, ambas no pré-sal da Bacia de Santos.

No período, também foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo das plataformas P-68, nos campos de Berbigão e Sururu, e do FPSO Carioca, no campo de Sépia.

O FPSO Carioca atingiu novo recorde mensal de produção de uma plataforma do pré-sal, com 174 mil bpd em novembro.

"Registramos ainda recorde de produção mensal de óleo em um único poço, ATP-06 na plataforma P-70, com 56,5 mil bpd, também em novembro", disse a Petrobras.

"Os recordes demonstram excelente desempenho operacional em ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras detém conhecimento técnico reconhecido internacionalmente."

A Petrobras ressaltou que também avançou com o plano de renovação da Bacia de Campos, com a entrada em operação de 10 novos poços produtores e quatro poços injetores de desenvolvimento complementar, ampliando o potencial de produção desta bacia em 94 mil bpd.

Segundo a Petrobras, os resultados reforçam só foram possíveis graças ao esforço de toda a cadeia do segmento de exploração e produção e pela gestão ativa de sua carteira de projetos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila pouco, mas segue acima de R$5,80 com cautela antes de pacote fiscal
Minério de ferro avança com produção de aço mais forte superando dados fracos da China
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
undefined