Dólar opera sem direção clara com foco em Davos e em dia de feriado nos EUA

Publicado em 16/01/2023 10:39

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista alternava leves ganhos e perdas ante o real nesta segunda-feira, em pregão que deve ter menor liquidez uma vez que as bolsas nos Estados Unidos ficarão fechadas para o feriado de Martin Luther King Jr.

Na cena local, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia nesta segunda-feira sua agenda no Fórum Econômico Mundial de Davos.

Às 10:28 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,06%, a 5,1104 reais na venda.

Na B3, às 10:28 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,21%, a 5,1265 reais.

Na Suíça, Haddad tem encontro com Achim Steiner, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seguido de reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

"Em Davos, Haddad busca mostrar uma agenda nacional mais em sintonia com o mundo, argumentando que o 'Capitólio brasileiro' é um episódio superado", escreveram os analistas da Mirae Asset em relatório.

O ministro cumpre a agenda internacional após, na semana passada, apresentar um pacote de medidas econômicas que foi, em geral, bem visto pelos agentes de mercado, ainda que com ressalvas. A iniciativa foi bem avaliada, mas as propostas foram lidas como de curto prazo e muito focadas em elevar receitas em vez de cortar despesas.

Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos, disse à Reuters que o início de semana é "morno", sendo que o principal destaque é a presença do ministro em Davos.

"O real tem tido uma dinâmica mais favorável principalmente por um exterior mais favorável", afirmou ele. "A falta de liquidez e a desaceleração no ritmo de alta das commodities acho que desfavorece o real", acrescentou, citando em especial a queda do minério de ferro na Ásia. O dólar recuou 2,46% na semana passada ante o real.

Agentes financeiros mantêm no radar possíveis novidades sobre uma nova âncora fiscal para o país, bem como uma definição em relação à execução do salário mínimo proposto para 2023.

A agenda de dados econômicos locais na semana é mais esvaziada, com IGP-10 na terça-feira e dado de desemprego na quinta-feira. Nesta manhã, a pesquisa Focus do Banco Central mostrou uma alta nas expectativas dos economistas do mercado para a taxa Selic no final de 2023 em comparação à divulgação da semana passada.

No exterior, o dólar operava em leve alta contra uma cesta de moedas fortes, com dados da economia chinesa sob os holofotes do mercado.

A moeda norte-americana exibia ganhos também contra os principais pares emergentes do real.

Na sexta-feira, o dólar à vista subiu 0,14%, a 5,1074 reais na venda.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila pouco, mas segue acima de R$5,80 com cautela antes de pacote fiscal
Minério de ferro avança com produção de aço mais forte superando dados fracos da China
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
undefined