Reuters: PF abre 3 inquéritos para apurar supostos atentados contra torres de transmissão

Publicado em 12/01/2023 08:18

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Federal abriu três inquéritos para apurar supostos atentados contra três torres de transmissão de energia elétrica que teriam acontecido nesta semana no Sul e no Norte do país, em meio aos desdobramentos de ataques contra as sedes dos Três Poderes da República na capital federal no domingo.

Segundo boletins da reguladora Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos Estados do Paraná e Rondônia houve queda de torres de transmissão pertencentes às subsidiárias da Eletrobras Furnas e Eletronorte.

Uma terceira torre foi derrubada no Bipolo 2 do Complexo do Madeira, operado por uma transmissora do grupo Evoltz --em linha que vai de Rondônia a São Paulo.

A PF informou que equipes já foram deslocadas para perícia no Paraná. A pena para esse tipo de crime, caso seja confirmado, pode chegar a cinco anos de reclusão, segundo a corporação.

As diligências em Rondônia serão realizadas nos próximos dias e os inquéritos tem inicialmente prazo de 30 dias, renováveis por mais 30 dias, segundo a PF.

"Há indícios de que foi um ataque segundo informações já levantadas pela polícia local, mas a PF vai começar só agora investigações, diligências e outivas", disse uma fonte da instituição.

"Informações preliminares apontam que foram encontrados danos e fios cortados na região", adicionou.

A Aneel disse em nota nesta quarta-feira que "é de responsabilidade das transmissoras a avaliação técnica sobre a origem e causa dos eventos, apontando, quando possível, eventuais responsáveis, com a devida comunicação ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Aneel".

Após os episódios, o ONS adotou medidas emergênciais para garantir a estabilidade do sistema elétrico.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China