China vai reprimir especulação nos preços do minério de ferro
PEQUIM (Reuters) - O planejador estatal da China disse nesta sexta-feira que intensificará os esforços para regular os preços do minério de ferro e reprimirá a especulação maliciosa do metal.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma está muito preocupada com as flutuações dos preços de mercado do minério de ferro, pois notou um recente aumento acentuado e rápido, disse em um comunicado.
"Dado que os fundamentos da oferta e demanda do mercado de minério de ferro são geralmente estáveis, os rápidos aumentos de preços são obviamente especulativos", disse o planejador estatal.
O órgão reprimirá resolutamente as atividades ilegais, como manipulação de preços e especulação, para garantir o bom funcionamento do mercado, acrescentou.
Os preços do minério de ferro subiram nesta sexta-feira, com o contrato mais negociado na bolsa de Dalian encerrando as negociações diurnas com alta de 1,9%, a 855 iuanes (124,83 dólares) a tonelada, impulsionados pelos últimos movimentos da China para apoiar seu mercado imobiliário.