Exportações alemãs caem de forma inesperada em novembro

Publicado em 05/01/2023 09:13

BERLIM (Reuters) - As exportações alemãs caíram de forma inesperada em novembro, uma vez que a inflação alta e a incerteza do mercado continuam pesando na maior economia da Europa, apesar da redução dos problemas na cadeia de suprimentos.

As exportações caíram 0,3% no mês, mostraram dados do escritório federal de estatísticas nesta quinta-feira. Analistas consultados pela Reuters previam crescimento de 0,2%.

A queda de novembro ocorre depois que os números de outubro foram revisados para cima, para um crescimento de 0,8% ante uma queda inicialmente relatada de 0,6%.

As importações também registraram uma queda maior que a esperada de 3,3% em novembro, em comparação com expectativa de recuo de 0,5%.

Uma pesquisa publicada na segunda-feira mostrou que a contração do setor industrial da Alemanha diminuiu um pouco em dezembro devido à maior disponibilidade de materiais, embora a demanda mais fraca continue afetando os fabricantes.

O instituto econômico Ifo constatou que o número de empresas do setor industrial relatando problemas com escassez de materiais caiu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro.

(Reportagem de Miranda Murray e Rachel More)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Nasdaq terminam em baixa em negócios voláteis e incerteza sobre megacaps
Após se aproximar de R$5,70, dólar passa por realização de lucros e fecha em queda
Ibovespa tem nova queda e fecha abaixo de 125 mil pontos após ajustes
Juros futuros têm alta firme após IPCA-15 pior que o esperado
Candidato da oposição confia nos militares para garantir respeito aos resultados na Venezuela
Insegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo relatório da ONU