Premiê italiana reafirma apoio à Ucrânia em ligação com Zelenskiy

Publicado em 27/12/2022 15:54

ROMA (Reuters) - A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, reafirmou nesta terça-feira o "apoio total" de seu governo à Ucrânia em uma ligação com o presidente Volodymyr Zelenskiy, informou seu gabinete em comunicado.

Meloni, que assumiu o cargo em outubro, tem sido uma firme apoiadora de Kiev, apesar dos atritos sobre o assunto dentro de sua coalizão governista de direita e da opinião pública dividida.

"Meloni renovou o apoio total do governo italiano a Kiev nos campos político, militar, econômico e humanitário, para reparar a infraestrutura energética e (para trabalhar) para a futura reconstrução da Ucrânia", afirmou seu gabinete.

Em um tuíte publicado nesta terça-feira, Zelenskiy agradeceu Meloni por sua "solidariedade e apoio abrangente" e disse que a Itália está considerando fornecer sistemas de defesa aérea a Kiev.

Em entrevista à Reuters neste mês, o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, confirmou que Kiev havia solicitado sistemas de defesa aérea, incluindo o sistema franco-italiano SAMP/T.

Sob a administração anterior do primeiro-ministro Mario Draghi, a Itália enviou cinco pacotes de ajuda a Kiev, incluindo suprimentos militares, e o governo de Meloni está trabalhando em uma possível sexta entrega.

O gabinete de Meloni disse nesta terça-feira que ela "confirmou sua intenção" de visitar Kiev e convidou Zelenskiy, que na semana passada visitou os Estados Unidos em sua primeira viagem ao exterior desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, para ir a Roma.

(Reportagem de Angelo Amante)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE transfere 1,5 bilhão de euros em ativos russos congelados para a Ucrânia
Minério de ferro sobe em Dalian com novos estímulos da China, mas registra perda semanal
Ações da China têm leve alta, mas problemas econômicos e fraqueza global preocupam
S&P 500 e Nasdaq terminam em baixa em negócios voláteis e incerteza sobre megacaps
Após se aproximar de R$5,70, dólar passa por realização de lucros e fecha em queda
Ibovespa tem nova queda e fecha abaixo de 125 mil pontos após ajustes