Japão alerta para situação da Covid na China e corta estimativa para produção industrial
TÓQUIO (Reuters) - O Japão prestará atenção à situação da Covid-19 na China, além ficar atento aos riscos de uma desaceleração econômica global, aumentos de preços e restrições de abastecimento, de acordo com seu relatório mensal de dezembro.
O relatório econômico do Escritório do Gabinete foi divulgado no momento em que o Japão, a terceira maior economia do mundo, se depara com um crescimento global lento e altos custos de importação que pesaram sobre suas exportações e atividades industrial.
O governo cortou sua visão sobre a produção industrial pela primeira vez em seis meses, uma vez que a demanda global por semicondutores está em pausa, mas manteve sua avaliação sobre a economia geral, dizendo que ela está "melhorando moderadamente".
"Se a situação de infecção da China impactar as cadeias de fornecimento ou o comércio, também poderá ter impacto na economia do Japão, como vimos neste ano", disse um funcionário do Escritório do Gabinete.
Enquanto isso, Tóquio melhorou sua visão sobre o sentimento empresarial pela primeira vez em um ano para dizer que está mostrando sinais de recuperação. Anteriormente, o governo disse que a recuperação do sentimento empresarial estava em pausa.
(Reportagem de Kaori Kaneko)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984)) REUTERS CMO