Zelenskiy faz visita surpresa a Washington nesta 4ª; se reunirá com Biden e falará ao Congresso
Por Steve Holland e Kanishka Singh e Humeyra Pamuk
WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, visitará Washington nesta quarta-feira para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e para discursar no Congresso em sua primeira viagem conhecida ao exterior desde que a Rússia invadiu seu país no final de fevereiro.
Um alto funcionário norte-americano disse que Biden anunciará um novo pacote de armas de quase 2 bilhões de dólares para a Ucrânia que incluirá uma bateria de mísseis Patriot para ajudar Kiev a defender-se contra as barragens de mísseis russos.
A visita de Zelenskiy, que havia sido organizada em segredo até o surgimento de detalhes na noite de terça-feira, deve durar várias horas
Ele manterá conversações com Biden e com os principais auxiliares de segurança nacional na Casa Branca, participará de uma entrevista coletiva conjunta com Biden, e depois irá ao Capitólio para falar em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em uma declaração que Biden convidou Zelenskiy para ir a Washington "para ressaltar o compromisso duradouro dos Estados Unidos com a Ucrânia".
"A visita sublinhará o firme compromisso dos Estados Unidos em apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário, inclusive através da prestação de assistência econômica, humanitária e militar", disse ela.