Dólar aprofunda perdas e encosta em R$5,20 com esperanças de desidratação da PEC
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar acelerou suas perdas nesta terça-feira e chegou a ser negociado na casa dos 5,20 reais, uma vez que investidores se prendiam a esperanças de que a PEC da Transição será enxugada na Câmara dos Deputados.
Às 12:00 (de Brasília), o dólar à vista recuava 1,80%, a 5,2149 reais na venda. Na mínima do dia, a divisa norte-americana caiu 2,07%, a 5,2004 reais.
Na B3, às 12:00 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,69%, a 5,2245 reais.
"O mercado está reagindo a uma perspectiva de desidratação da PEC da Transição na Câmara", disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital. "Então vejo uma forte entrada de investidores tanto para bolsa como para renda fixa", o que ajudava a impulsionar o real, acrescentou o especialista.
"Ainda temos juros muito atrativos e muito acima dos europeus, norte-americanos e do resto do mundo, então o investidor, sentindo algum nível de segurança e conforto, vem mesmo pra cá em busca de oportunidades", completou Bergallo.
O Ibovespa disparava mais de 2% nesta manhã, enquanto os principais contratos de DI caíam mais de 30 pontos-base.
A votação da PEC está prevista para esta terça-feira na Câmara dos Deputados. Em sua forma atual, o texto prevê ampliação do teto de gastos em 145 bilhões de reais por dois anos para financiamento do Bolsa Família.
(Por Luana Maria Benedito)