Minério de ferro recua com crescentes preocupações sobre Covid na China

Publicado em 19/12/2022 09:40

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os preços do ingrediente siderúrgico minério de ferro e os futuros do aço na China caíram nesta segunda-feira, com o aumento dos casos locais de Covid-19 levando os traders a registrar algum lucro de um rali recente estimulado pela flexibilização das restrições ao coronavírus.

A maior produtora de aço, a China, está na primeira de três ondas esperadas de casos de Covid-19 neste inverno, de acordo com o principal epidemiologista do país, forçando muitas pessoas a ficar em casa.

O contrato do minério de ferro mais negociado para entrega em maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou com queda de 3,7%, a 793,50 iuanes (113,75 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 3,1%, para 107,85 dólares a tonelada, a partir das 04:00 (horário de Brasília).

O surto de Covid-19 na China "pode provocar uma proporção crescente da população nervosa a esperar a onda atual em casa, destruindo a atividade econômica no processo", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

A retração do mercado foi ampla, mesmo quando Pequim, em um comunicado na sexta-feira após uma reunião de definição de agenda, prometeu se concentrar na estabilização de sua economia de 17 trilhões de dólares em 2023 e intensificar os ajustes de política para garantir que as principais metas sejam atingidas.

O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 3,4%, a bobina a quente perdeu 3,6% e o aço inoxidável caiu 4,8%.

Em Dalina, o carvão caiu 6,4% e o coque perdeu 6,8%.

Os fundamentos do mercado também foram preocupantes.

A produção média diária de aço bruto entre as usinas membros da Associação de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês) diminuiu entre 1º e 10 de dezembro, depois de subir nos dois períodos anteriores de 10 dias, caindo 2,1% ou 41.800 toneladas em relação ao final de novembro, para 1,99 milhão de toneladas, informou a consultoria Mysteel, citando dados da CISA.

Várias produtoras de aço cortaram a produção enquanto tentavam recuperar as perdas e antecipar o cenário de uma demanda mais fraca durante o inverno, disse a Mysteel.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA
undefined