Senado inicia sessão para discussão da PEC da transição

Publicado em 07/12/2022 17:16 e atualizado em 07/12/2022 17:46
PEC da Transição expande por dois anos o teto de gastos em 145 bilhões de reais

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado deu início na tarde desta terça-feira à sessão de discussão e votação da PEC da Transição, medida adotada pelo governo eleito que expande por dois anos o teto de gastos em 145 bilhões de reais de forma a garantir o pagamento do Bolsa Família.

Aprovada na véspera pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) --primeira vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso-- a Proposta de Emenda à Constituição entra, agora, na fase mais exigente de sua tramitação no Senado. Na votação em plenário, precisa de um quórum especial para ser aprovada: três quintos dos senadores, o equivalente a 49 votos dos 81 integrantes da Casa, em dois turnos de votação.

O texto chancelado por acordo na véspera pela CCJ autoriza a expansão do teto em 145 bilhões de reais --30 bilhões de reais a menos do que inicialmente intencionado pelo governo eleito. Também ficou acertado que o novo governo envie até agosto de 2023 um novo arcabouço fiscal.

Mas a previsão da ampliação do teto por dois anos ainda motiva discordâncias e deve ser debatida em plenário. Há previsão na pauta de deliberação de dois destaques --emendas a serem votadas separadamente após a votação do texto principal da proposta-- que tratam do tema.

Uma delas, apresentada pelo Podemos, limita a expansão do teto a 100 bilhões de reais e por apenas um ano. Outra, apresentada pelo PP, pretende alterar apenas o prazo da PEC, deixando-a válida apenas em 2023.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024