Reuters: Viagem de Lula aos Estados Unidos foi confirmada para janeiro, dizem fontes

Publicado em 07/12/2022 16:32

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos deverá ser feita em janeiro, disseram à Reuters três fontes que acompanham as negociações.

Lula foi convidado para uma visita pelos enviados do presidente norte-americano, Joe Biden, Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, e Juan Gonzalez, assessor para América Latina, com quem esteve na segunda-feira. O convite abria a possibilidade de o presidente eleito ir a Washington ainda em dezembro --como ele chegou a dizer que gostaria-- ou em janeiro, já como empossado.

Na conversa, de acordo com o ex-chanceler Celso Amorim, Lula explicou que dado o tempo curto e uma série de decisões que precisa tomar nos próximos dias, seria difícil a viagem ainda em dezembro, mas ainda seria avaliado.

De acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, ficou acertado, em conversas com auxiliares na terça-feira, que a viagem será feita de fato em janeiro, já com Lula como presidente empossado.

A data, no entanto, ainda depende de conversas entre os dois lados, para que se possa verificar a agenda de ambos os presidentes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024