Barragem da Vale B3/B4 em Nova Lima deixa nível máximo de emergência

Publicado em 02/12/2022 15:58

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A barragem B3/B4 da Vale3.SA>, na Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 3 para 2, nesta sexta-feira, saindo assim do patamar máximo de emergência, informou a companhia em comunicado.

A estrutura era uma das três barragens de rejeitos da mineradora que ainda estavam no nível 3. As demais - Sul Superior (Barão de Cocais) e Forquilhas III (Itabirito), ambas em Minas Gerais - permanecem.

"O avanço do processo de descaracterização da B3/B4, com a remoção de mais de 50% dos rejeitos do reservatório, proporcionou a melhora das condições de estabilidade do barramento e viabilizou a redução do nível de emergência", disse a empresa.

A previsão, considerando o ritmo atual das obras e a estabilidade da estrutura, é concluir a descaracterização em 2025, dois anos antes do previsto inicialmente.

A Vale planeja não ter nenhuma barragem em estado crítico de segurança (nível 3 de emergência) até 2025.

Além das cinco barragens a montante eliminadas neste ano e da redução de nível de emergência da B3/B4, oito estruturas da Vale tiveram o nível de emergência encerrado e obtiveram suas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs) em 2022, atestando a segurança e estabilidade, disse a empresa.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024