ONS diz avaliar medidas após Aneel manter multa de R$5,7 mi por apagão do Amapá

Publicado em 02/12/2022 11:16

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que vai avaliar as medidas possíveis contra a decisão da agência reguladora Aneel de manter a aplicação de uma multa de 5,7 milhões de reais ao órgão por responsabilidades associadas ao apagão no Amapá em 2020.

Na terça-feira, a Aneel decidiu negar provimento a um recurso apresentado pelo ONS contra a aplicação da multa. Segundo o regulador, em fiscalização realizada, foram verificadas falhas de procedimento do ONS que contribuíram com o colapso que resultou na falta de energia no Amapá.

Em novembro de 2020, o Estado ficou sem luz por semanas após uma perturbação na subestação da Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), responsável pelo serviço.

Em nota, o ONS disse que, sob o ponto de vista técnico, foram trazidas ao processo "evidências suficientes comprovando a inexistência de qualquer conduta passível de adoção pelo órgão, à luz da regulação, que evitasse o ocorrido".

"Nesse sentido, o ONS entende que não havia, de acordo com a legislação setorial vigente, conduta diversa que pudesse ser exigida do ONS para mitigação da ocorrência", acrescentou.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024