Câmara aprova MP que autoriza atuação do setor privado em mineração nuclear

Publicado em 02/12/2022 08:07

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira medida provisória que autoriza a participação da iniciativa privada na pesquisa e lavra de minérios nucleares, informou a Agência Câmara de Notícias.

A MP mantém, no entanto, o monopólio da atividade nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), como já é previsto na Constituição.

Ainda de acordo com a Agência Câmara, o governo defendia que as parcerias ocorressem somente na pesquisa e lavra de minérios, mas o texto aprovado pelos deputados permite que empresas possam executar atividades como o tratamento dos minérios nucleares, desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de minérios nucleares, enriquecimento, produção e comércio de materiais nucleares.

A MP, que agora segue ao Senado, também reformula o Fundo Nacional de Mineração (Funam), além de autorizar a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) a assumir o controle da INB por meio da transferência de ações da União na INB para o capital social da ENBPar.

((Redação Brasília))

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024