Governo Biden defende votação rápida no Senado para evitar paralisação de ferrovias

Publicado em 01/12/2022 17:34

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O governo Biden pediu nesta quinta-feira que o Senado aprove rapidamente um projeto de lei para impedir uma greve de trabalhadores ferroviários, alertando para o risco de sérias turbulências econômicas.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei para impor um acordo de contrato provisório alcançado em setembro a uma dúzia de sindicatos que representam 115 mil trabalhadores. A Câmara também votou separadamente para exigir sete dias de licença médica remunerada para trabalhadores ferroviários, uma medida que a Casa Branca não endossou.

“Não há substituto no sistema de transporte americano para uma rede ferroviária de carga em funcionamento”, disse o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, à CNBC. “Isso não apenas derrubaria nosso sistema ferroviário, mas realmente paralisaria nossa economia.”

Buttigieg, o secretário do Trabalho, Marty Walsh, e a diretora legislativa da Casa Branca, Louisa Terrell, se reuniram com os democratas do Senado na quinta-feira para tentar convencê-los a agir rapidamente.

Votações separadas são esperadas nesta tarde sobre os projetos de lei ferroviário e de licença médica, bem como uma proposta separada para estender o período de "conciliação" antes que os trabalhadores possam entrar em greve, disseram assessores.

O senador Bernie Sanders e outros exigiram uma votação separada sobre a questão da licença médica como condição para concordar com a consideração acelerada da votação do contrato para os ferroviários. Ele denunciou as empresas ferroviárias por se recusarem a oferecer licença médica remunerada.

"Eles são talvez o pior caso de ganância corporativa que já vi", disse Sanders. "Isso é realmente bárbaro no ano de 2022 na América."

(Reportagem de David Shepardson; reportagem adicional de Moira Warburton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024