Rússia diz que EUA e Otan são participantes diretos da guerra na Ucrânia

Publicado em 01/12/2022 08:26 e atualizado em 01/12/2022 09:09

(Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos e a Otan são participantes diretos da guerra na Ucrânia por causa de seu apoio a Kiev e defendeu os ataques de Moscou à infraestrutura ucraniana.

Lavrov afirmou em entrevista coletiva que Washington e a aliança atlântica estão diretamente envolvidos na guerra porque estão fornecendo armas para a Ucrânia e treinamento militar em seu território.

Ele defendeu os ataques russos à infraestrutura de energia ucraniana, que Kiev e o Ocidente dizem ser um crime de guerra destinado a infligir sofrimento aos civis - cortando aquecimento, luz e energia.

"Desativamos as instalações de energia (na Ucrânia) que permitem a você (Ocidente) lançar armas letais na Ucrânia para matar russos", disse Lavrov.

"Portanto, não diga que EUA e Otan não participam desta guerra - você está participando diretamente. Incluindo não apenas o fornecimento de armas, mas também o treinamento de pessoal - você treina os militares (ucranianos) em seu território."

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
undefined