Hidrelétricas devem fechar período seco em pelo menos 50% da capacidade, diz ANP

Publicado em 30/11/2022 14:02

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O nível médio dos reservatórios de hidrelétricas do país deverá encerrar o período chuvoso, em abril do próximo ano, em pelo menos 50% da capacidade, disse à Reuters o diretor-geral da Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.

Se a previsão se confirmar, ela representará um salto expressivo frente ao último período chuvoso, quando o nível médio ficou em cerca de 30%.

"Na média do SIN (Sistema Interligado Nacional), deve fechar de 50% para cima. Hoje os sistemas Nordeste e Norte são os mais privilegiados e esperamos mais chuva para o Sudeste até lá", disse ele em evento da FGV Energia, no Rio de Janeiro.

"Em relação ao último período de chuvas, fechar em pelos menos 50% é um ganho significativo. O pior ficou para trás".

De acordo com o diretor-geral do ONS, o atual período começou com chuvas satisfatórias, especialmente nos subsistemas Norte, Nordeste e Sul.

As chuvas ainda estão na mesma intensidade no sistema Sudeste/Centro-Oeste, onde estão os principais reservatórios das hidrelétricas brasileiras.

Com um cenário mais positivo e uma perspectiva otimista de chuvas, Ciocchi acredita que a conta de luz poderá ter bandeira verde até o fim do período chuvoso.

"As perspectivas para bandeira tarifária são positivas e pode ser verde até o fim, mas ainda temos que aguardar", completou.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024