Rússia discute "união de gás" com Cazaquistão e Uzbequistão, diz vice-premiê

Publicado em 29/11/2022 09:04

(Reuters) - A Rússia está discutindo uma possível "união de gás" com o Cazaquistão e o Uzbequistão para apoiar os embarques entre os três países e para outros compradores de energia, incluindo a China, disseram autoridades russas na terça-feira.

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, que mencionou embarques para a China, não forneceu detalhes sobre o plano.

Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os detalhes do acordo ainda não foram discutidos, mas a principal ideia é coordenar os planos de fornecimento.

Ele citou o exemplo do norte do Cazaquistão, que importa gás da Rússia e onde o governo de Astana está considerando a construção de um gasoduto para fornecer gás cazaque à região.

A Rússia, ao mesmo tempo, está aumentando a produção na vizinha Sibéria oriental, disse ele, insinuando que o Cazaquistão poderia evitar gastar "dezenas de bilhões de dólares" em gasodutos comprometendo-se com as importações russas.

O porta-voz do presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev disse na terça-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, propôs tal ideia em uma reunião com Tokayev na segunda-feira. Ele não forneceu detalhes.

A Rússia é um grande exportador de gás natural, enquanto o Uzbequistão e o Cazaquistão produzem aproximadamente tanto quanto consomem. Os dois países estão conectados por um gasoduto à Rússia, e um gasoduto separado cruza ambos a caminho da China.

No entanto, ambos os gasodutos bombeiam principalmente gás do Turquemenistão, enquanto o Cazaquistão e o Uzbequistão nunca relataram nenhum transporte de gás russo para a China ou qualquer outro país.

A Rússia, atingida por sanções ocidentais por causa da invasão da Ucrânia e da interrupção do gasoduto Nord Stream, está empenhada em aumentar as vendas de sua energia e commodities na Ásia.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto