Negociações nucleares entre Rússia e EUA são adiadas

Publicado em 28/11/2022 12:45

(Reuters) - As negociações sobre desarmamento nuclear entre Rússia e Estados Unidos, marcadas para esta semana, foram adiadas, disseram o Ministério das Relações Exteriores russo e a embaixada dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

Autoridades dos dois países deveriam se reunir na capital egípcia, Cairo, de 29 de novembro a 6 de dezembro para discutir a retomada das inspeções sob o tratado de redução de armas nucleares Novo Start, que haviam sido suspensas em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

"A sessão previamente agendada da Comissão Consultiva Bilateral sob o Novo Tratado Start EUA-Rússia no Cairo (29 de novembro a 6 de dezembro) não ocorrerá nessas datas", disse o ministério. "O evento foi adiado para uma data posterior."

O ministério não deu nenhuma razão, embora a embaixada dos EUA tenha sido citada pelo jornal Kommersant afirmando que a decisão foi da Rússia.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, minimizou as expectativas de um avanço, embora as negociações tenham sido um sinal de que ambos os lados querem pelo menos manter o diálogo, embora as relações estejam em seu nível mais baixo desde a Guerra Fria.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024