Confiança dos exportadores alemães melhora em novembro, diz Ifo

Publicado em 28/11/2022 09:55

BERLIM (Reuters) - A confiança dos exportadores alemães entrou em território positivo em novembro apesar dos temores de uma recessão global, já que a indústria automotiva viu uma retomada da demanda estrangeira, compensando as perspectivas mais sombrias em outros setores, de acordo com uma pesquisa.

O instituto Ifo disse nesta segunda-feira que seu índice de expectativas de exportação subiu para 0,4, ante -4,6 em outubro, citando sua pesquisa com 2.300 empresas. A leitura leva o índice ao seu nível mais alto desde junho, depois de subir pelo segundo mês consecutivo.

"Pequenos vislumbres de esperança estão surgindo para a indústria de exportação alemã", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado.

Enquanto as montadoras esperavam que as exportações crescessem, os fabricantes de máquinas e equipamentos e as empresas do setor elétrico tinham pouca expectativa por mais impulso dos negócios internacionais, disse Fuest.

Um terço da economia global pode entrar em recessão até 2023, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), prejudicando a demanda pelas exportações alemãs.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024