Confiança do consumidor no Brasil cai em novembro com pessimismo sobre finanças, diz FGV

Publicado em 24/11/2022 08:23

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança dos consumidores brasileiros recuou em novembro pela segunda vez seguida e foi ao menor nível desde agosto, uma vez que aumentou o pessimismo sobre as finanças familiares, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta quinta-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 3,3 pontos e foi a 85,3 pontos, com piora das avaliações tanto sobre o momento atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses.

"Passado o efeito das transferências de renda, os consumidores de baixa renda voltam a se sentir menos satisfeitos sobre a situação financeira familiar e a revisar suas expectativas para baixo nos próximos meses", explicou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

Após três meses de alta, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,7 pontos, para 70,8 pontos, o menor nível desde julho de 2022. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,7 pontos, para 96,0 pontos.

"Mesmo com uma queda das perspectivas sobre a inflação e um efeito ainda positivo no mercado de trabalho, há um aumento do pessimismo sobre as finanças familiares nos próximos meses. É possível que ainda exista algum espaço para o consumo pelas famílias de maior poder aquisitivo, mas dada as condições macroeconômicas, sua sustentação nos próximos meses acaba sendo uma tarefa difícil”, completou Bittencourt.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024