Evocando Castro, Putin e líder cubano prometem aprofundar laços

Publicado em 22/11/2022 14:46

MOSCOU (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega cubano, Miguel Diaz-Canel, inauguraram um monumento em uma praça ao norte de Moscou nesta terça-feira ao líder revolucionário cubano Fidel Castro, prometendo aprofundar sua amizade diante das sanções dos Estados Unidos contra os dois países.

Castro, que assumiu o poder em 1959, não é homenageado com estátuas em sua terra natal porque, disse seu irmão Raúl após sua morte em 2016, ele queria evitar um culto à personalidade.

Mas Putin evocou sua memória ao dizer a Diaz-Canel que os dois países precisam construir sobre a "base sólida da amizade" estabelecida entre Castro e os líderes soviéticos.

"É uma verdadeira obra de arte --dinâmica, em movimento, avançando. Cria a imagem de um lutador", disse Putin sobre a estátua, que retrata Castro olhando para longe com as mãos nos quadris.

Diaz-Canel disse por meio de um tradutor: "Acho que reflete a personalidade de Fidel na luta, como nos encontramos hoje na luta".

A Rússia, atingida por sanções ocidentais por causa do conflito na Ucrânia, busca fortalecer os laços políticos e econômicos com outros países que se opõem ao que chama de hegemonia dos EUA. Cuba está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, após a revolução comunista liderada por Castro.

Dirigindo-se ao Parlamento russo, Diaz-Canel mostrou sua solidariedade ao endossar diretamente o pretexto declarado de Moscou para enviar suas tropas à Ucrânia.

"As razões do atual conflito nesta zona devem ser buscadas na política agressiva dos Estados Unidos e na expansão da Otan para as fronteiras da Rússia", afirmou.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais rejeitam esse argumento como uma justificativa capciosa para uma guerra de ocupação ilegal.

(Reportagem da Reuters; Edição de Nick Macfie)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto