Dólar recupera terreno ante real com incertezas sobre PEC e Fazenda

Publicado em 22/11/2022 14:42

O dólar devolveu perdas iniciais e ganhava fôlego frente ao real nesta terça-feira, em meio a dúvidas de investidores sobre como ficará o texto final da PEC da Transição e temores de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolha uma pessoa muito à esquerda para chefiar seu Ministério da Fazenda.

Às 14h30 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,84%, a 5,3552 reais na venda, depois de mais cedo ter chegado a cair 0,60%, a 5,2795 reais.

Integrantes da equipe de transição e encarregados da negociação com o Congresso estimam estar próximos de fechar um texto de consenso para a PEC da Transição, que já poderia iniciar sua tramitação ainda nesta semana, possivelmente na quarta-feira.

Na segunda-feira, o humor dos mercados foi sustentado por esperanças de que o texto da PEC possa ser desidratado durante as negociações, reduzindo a previsão de gastos extra-teto e definindo um prazo claro para eventuais exceções às regras fiscais do país. No entanto, a falta de definição voltou a deixar os investidores nervosos nesta sessão, enquanto a volatilidade seguia elevada.

"Será crucial, inclusive para evitar maiores turbulências nos mercados, encontrar um equilíbrio entre o que o Congresso está disposto a validar e os interesses do governo para viabilizar seus gastos no ano que vem", disse a Levante Investimentos em nota a clientes.

A instituição tem como cenário base o enxugamento da PEC da Transição, levando à aprovação de um "waiver" (licença para gastar) bastante distante dos quase 200 bilhões de reais inicialmente almejados pelo governo eleito.

Alguns investidores também citaram boatos de que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o escolhido de Lula para comandar o Ministério da Fazenda como motivo de cautela nesta terça-feira.

Na semana passada, a Reuters informou, citando fontes próximas de Lula e do ex-prefeito, que Haddad está sendo visto como o favorito do presidente eleito para ocupar o cargo. Os mercados acreditam que Haddad provavelmente teria uma postura fiscal muito inclinada a gastos caso assumisse a Fazenda, de forma que têm reagido mal a qualquer indicação nesse sentido.

Os ganhos do dólar frente ao real vinham na contramão do exterior, onde o índice que compara a moeda norte-americana a uma cesta de seis pares fortes perdia 0,3%.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024