Rússia acusa Ucrânia de executar mais de 10 prisioneiros de guerra

Publicado em 18/11/2022 14:35

(Reuters) - O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira que a Ucrânia executou mais de 10 prisioneiros de guerra russos, acusando Kiev de cometer crimes de guerra que, segundo Moscou, o Ocidente ignora.

O ministério citou um vídeo circulando nas mídias sociais russas que diz mostrar a execução de prisioneiros de guerra russos. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente o vídeo ou a alegação do Ministério da Defesa.

"Este assassinato brutal de militares russos não é o primeiro nem o único crime de guerra", afirmou o Ministério da Defesa.

"Esta é uma prática comum nas Forças Armadas da Ucrânia que é ativamente apoiada pelo regime de Kiev e descaradamente ignorada por seus patronos ocidentais."

Não houve resposta imediata de Kiev às declarações de Moscou. A Ucrânia tem acusado repetidamente a Rússia de crimes de guerra, alegações que a Rússia nega.

O vídeo mostra o que parecem ser soldados russos caídos no chão em Makiivka, na região de Luhansk, no leste da Ucrânia, depois de se renderem a homens armados com faixas amarelas nos braços.

Em seguida, tiros automáticos soam e o vídeo mostra os corpos. Cerca de 12 corpos são mostrados. Não ficou claro quando o vídeo foi filmado ou quem o filmou.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, o vídeo mostra "o assassinato deliberado e ordenado de mais de 10 militares russos imobilizados por soldados ucranianos degenerados".

O Ministério da Defesa afirmou que o vídeo é um sinal da "natureza atroz" do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e seu "regime" em Kiev, e disse que ele "responderá perante o tribunal da história e o povo da Rússia e da Ucrânia".

O Comitê Investigativo da Rússia, que investiga crimes graves, disse mais tarde que abriu um processo criminal sobre a execução de "pelo menos 11 militares russos desarmados". Em um comunicado, declarou que os investigadores estão trabalhando para identificar as pessoas que filmaram o vídeo.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto