Ministro das Finanças britânico defende aumento de impostos em meio a críticas no partido

Publicado em 18/11/2022 09:07

Por Muvija M e Farouq Suleiman

LONDRES (Reuters) - O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, respondeu aos críticos dentro de seu Partido Conservador, que estão insatisfeitos com seu plano de aumentar os impostos, dizendo nesta sexta-feira que seu novo orçamento é necessário para combater a inflação que atinge o maior nível em quatro décadas.

Hunt anunciou aumentos de impostos e gastos públicos mais rígidos na quinta-feira, dizendo que teve que reduzir a inflação, que disparou desde a invasão russa da Ucrânia devido ao agravamento das interrupções globais nas cadeias de suprimentos que persistiram após a pandemia da Covid-19.

Analistas orçamentários do Reino Unido disseram que as famílias enfrentarão um impacto negativo em nível recorde nas condições de vida nos próximos dois anos, à medida que o aumento da inflação, que atingiu uma máxima de 41 anos de 11,1% em outubro, corrói a renda.

"Os próximos dois anos serão desafiadores, mas acho que as pessoas querem um governo que tome decisões difíceis, que tenha um plano que reduza a inflação, pare com os grandes aumentos nas contas de energia e nas compras semanais, " Hunt disse à Sky News.

"Nada disso é fácil, mas é o correto a se fazer."

Questionado se o Partido Conservador apoiará suas medidas para aumentar os impostos em um momento em que a economia está encolhendo, o ministro das Finanças disse que não tinha escolha a não ser tomar decisões difíceis.

"Não há nada de conservador em gastar dinheiro que você não tem", disse ele. "Não há nada de conservador em não combater a inflação. Não há nada de conservador em evitar decisões difíceis que colocam a economia na direção certa."

Mas houve rumores de descontentamento de alguns membros importantes do partido, que forma o governo desde 2010.

“O que me preocupa é que estamos definindo nossa política tributária com base em previsões historicamente imprecisas e que o que realmente precisamos fazer é ter uma estratégia de crescimento e buscar impostos mais baixos”, disse Jacob Rees-Mogg, um ministro importante durante o breve mandato de Liz Truss, ao Channel 4 News.

O órgão fiscalizador do Reino Unido, o Escritório de Responsabilidade Orçamentária, disse na quinta-feira que Hunt está a caminho de cumprir uma nova meta que estabeleceu para o governo de reduzir a dívida pública como parcela da produção econômica em cinco anos.

(Reportagem de Muvija M e Farouq Suleiman)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024