Na Folha de S. Paulo: Guido Mantega renuncia à equipe de transição do governo Lula
A Folha de S. Paulo informou, na tarde desta quinta-feira (17), que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega renunciou à equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, uma carta foi enviada ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSN), alegando que um dos motivos para seu afastamento seria a "intenção de adversários de tumultuar e criar dificuldades para o novo governo".
Na semana passada, Mantega foi anunciado como participante do grupo técnico que coordena a transição no planejamento, orçamento e gestão. O ex-dirigente do Ministério da Fazenda vinha atuando de forma voluntária na equipe de Lula, uma vez que está inabilitado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de exercer, por conta do caso das pedaladas fiscais, cargo em comissão ou função de confiança na administração pública federal.
"Aceitei trabalhar na equipe como colaborador não remunerado, sem cargo público, para não contrariar a decisão que me impedia de exercer funções públicas por oito anos", afirmou Mantega.