Coreia do Norte dispara míssil e promete resposta "mais dura" aos EUA e aliados

Publicado em 17/11/2022 15:51

Por Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou um míssil balístico nesta quinta-feira, alertando para "respostas militares mais ferozes" aos esforços dos Estados Unidos a fim de aumentar sua presença de segurança na região com seus aliados, dizendo que Washington está fazendo uma "aposta da qual se arrependerá".

A Coreia do Norte realizou um número recorde desses testes este ano e também disparou centenas de projéteis de artilharia no mar mais recentemente, enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizavam exercícios, alguns dos quais envolvendo o Japão.

Os militares da Coreia do Sul disseram que o míssil balístico foi lançado da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, às 10h48, no horário local, voando 240 km a uma altitude de 47 km.

O lançamento mais recente ocorreu menos de duas horas depois que a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, criticou uma cúpula trilateral entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão no domingo, durante a qual os líderes criticaram os testes de armas de Pyongyang e prometeram maior cooperação em segurança.

Choe disse que os "exercícios de guerra para agressão" dos três países não conseguiram controlar a Coreia do Norte, mas sim trazer uma "ameaça mais séria, realista e inevitável" sobre eles.

Os Estados Unidos dizem desde maio que a Coreia do Norte está se preparando para realizar seu primeiro teste nuclear desde 2017, mas o momento em que isso aconteceria ainda não está claro.

(Reportagem de Hyonhee Shin; Reportagem adicional de Soo-hyang Choi em Seul e David Brunnstrom em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024