Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem apesar de demissões em tecnologia

Publicado em 17/11/2022 11:15

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mostrando que as demissões generalizadas continuam baixas e mantendo o mercado de trabalho apertado, apesar do aumento agressivo dos juros pelo Federal Reserve para esfriar a demanda na economia

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 4.000, para 222.000, na semana encerrada em 12 de novembro, disse o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Os dados da semana anterior foram revisados para mostrar 1.000 pedidos a mais do que informado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters projetava 225.000 pedidos para a última semana.

Houve um aumento nas demissões no setor de tecnologia, com Twitter, Amazon e Meta anunciando milhares de cortes de empregos este mês. Empresas em setores sensíveis a juros, como habitação e finanças, também estão deixando os trabalhadores irem embora.

As demissões não foram até agora evidentes nos dados oficiais, com as reivindicações de auxílio no meio de sua faixa de 166.000 a 261.000 vista este ano.

Os economistas dizem que empresas fora dos setores de tecnologia e habitação estão acumulando trabalhadores após dificuldades em encontrar mão-de-obra após a pandemia da Covid-19.

Com 1,9 vaga de emprego para cada desempregado em setembro, alguns dos trabalhadores que estão sendo demitidos estão provavelmente encontrando rapidamente novos empregos. O aumento do número de demissões de trabalhadores no setor de tecnologia levantou temores de que uma recessão seja iminente.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024