Reuters: Raphael de Carvalho renuncia à presidência do IRB; Marcos Falcão é eleito para o cargo

Publicado em 17/11/2022 09:45

SÃO PAULO (Reuters) - O IRB Brasil informou no final de quarta-feira que Raphael de Carvalho renunciou ao cargo de presidente-executivo, após pouco mais de um ano na posição, na esteira de meses difíceis para a empresa de resseguros.

O conselho de administração do IRB elegeu em reunião extraordinária o conselheiro Marcos Falcão como novo presidente e, interinamente, vice-presidente de subscrição, acrescentou a companhia em fato relevante ao mercado.

Falcão assumirá as rédeas em um momento difícil para o IRB. A companhia concluiu em setembro uma nova oferta de ações, com desconto de 28,5%, após sucessivos prejuízos mensais levarem analistas a alertar sobre o nível de capital da resseguradora.

No terceiro trimestre, o IRB quase dobrou seu prejuízo líquido em comparação a igual período de 2021, com impactos de questões climáticas em seu negócio de seguro rural.

Falcão já trabalhou como executivo na seguradora e gestora de ativos Icatu, tendo sido presidente da Icatu Seguros e sócio e diretor-executivo do Banco Icatu. Ele é conselheiro do IRB desde maio de 2020.

O IRB entrou em uma espiral descendente em 2020, quando a gestora Squadra Investimentos, com sede no Rio de Janeiro, descobriu irregularidades contábeis na empresa, forçando uma reformulação administrativa.

Em abril de 2022, um ex-executivo sênior do IRB foi acusado de plantar de forma fraudulenta uma história falsa de que a Berkshire Hathaway, empresa do bilionário Warren Buffett, havia feito um investimento significativo na resseguradora brasileira.

As ações do IRB caíram 78,6% em 2022 até o fechamento de quarta-feira.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024