JPMorgan prevê leve recessão nos EUA em 2023

Publicado em 17/11/2022 08:50

(Reuters) - Economistas do JPMorgan preveem uma "recessão leve" nos Estados Unidos na segunda metade do próximo ano, dadas as expectativas de que o Federal Reserve aperte ainda mais a política monetária em sua batalha contra a inflação.

O banco de investimento prevê contração da economia de 0,5% no quarto trimestre do próximo ano e possivelmente se arrastando para 2024. Isso deve reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2023 para 1%, quase metade de sua previsão para 2022.

O JPM espera mais 100 pontos-base de aumentos de juros pelo Fed até março de 2023, depois de subir mais de 300 pontos-base até agora este ano. Uma elevação de 50 pontos é esperada em dezembro, seguida de duas altas de 25 pontos em fevereiro e março.

A instituição vê a inflação dos preços ao consumidor nos EUA diminuindo para 4,1% até o final de 2023. Em outubro, a taxa era de 7,7%. O índice PCE, medida de inflação preferida do Fed, deve moderar para 3,4% no próximo ano.

A desaceleração resultante na demanda agregada pode levar a economia dos EUA a eliminar mais de um milhão de empregos até meados de 2024, o que pode influenciar o Fed a reduzir os juros em 50 pontos-base por trimestre a partir do segundo trimestre de 2024, disse o JPM.

(Reportagem de Siddarth S. em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024